hiperplasia ..

A hiperplasia de próstata acomete a maioria dos homens à medida que envelhecem, mas muitas vezes não precisa de tratamento. Conheça os sintomas.

A hiperplasia prostática é um aumento benigno (não é um câncer) do tamanho da próstata que atinge cerca de 25% dos homens na faixa dos 40 aos 49 anos. Na faixa entre 70 e 80 anos, essa taxa chega a 80%. Normalmente do tamanho de uma noz, a glândula pode chegar a ficar tão grande quanto uma bola de tênis. O crescimento da próstata pode comprimir a uretra, diminuindo o seu calibre e dificultando ou impedindo a passagem da urina. A urina estagnada, por sua vez, favorece o aparecimento de infecções e de cálculos renais.

Causas da hiperplasia de próstata

A causa exata não é conhecida, mas provavelmente envolve alterações causadas por hormônios, incluindo a testosterona e, principalmente, a di-hidrotestosterona. Outros fatores podem estar envolvidos, como idade, história familiar e alterações genéticas.

Sintomas da hiperplasia de próstata

Os sintomas surgem quando a próstata aumentada bloqueia o fluxo de urina. Primeiro, os homens podem ter dificuldade para iniciar a micção ou, quando conseguem, sentem como se não tivessem urinado o suficiente. Como a bexiga não se esvazia completamente, é necessário urinar com mais frequência, geralmente durante a noite (noctúria).

A necessidade de urinar também pode se tornar mais urgente (a vontade surge repentinamente, e não aos poucos). O volume e a força do fluxo urinário podem diminuir notavelmente e a urina pode ficar gotejando ao final da micção.

Diagnóstico de hiperplasia de próstata

Ao sentir os primeiros sintomas, é importante procurar um médico urologista. Ele irá fazer um exame de toque retal para determinar se a próstata está maior. A próstata afetada não fica dolorida ao toque. A presença de áreas firmes ou rígidas pode ser indício de câncer da próstata.

Podem ser solicitados também alguns exames específicos, como:

Exames de sangue, ureia e creatinina, que permitem avaliar a função renal;
PSA (antígeno prostático específico), para facilitar a avaliação de possíveis tumores de próstata;
Urina tipo I para avaliar a presença de sangue ou infecção urinária.
Exames de imagem, como a ultrassonografia, que permite avaliar a forma e a densidade da próstata, bem como a presença de resíduo elevado de urina na bexiga após a micção.

Tratamento da hiperplasia de próstata

Homens com poucos sintomas, que acordam à noite uma ou duas vezes para urinar, não necessitam de tratamento, mas precisam ser acompanhados com toques retais e determinações periódicas do PSA. Aqueles com sintomas mais intensos (dor, sangue na urina, infecções frequentes) devem discutir com os urologistas as vantagens e desvantagens do tratamento.

Os medicamentos costumam ser a primeira opção de tratamento. Para os casos não cirúrgicos, há quatro classes de medicamentos:

1) Bloqueadores alfa-adrenérgicos, que diminuem os sintomas já na primeira semana, mas podem provocar hipotensão, fadiga e tontura;

2) Inibidores da 5-alfa-reductase, que chegam a reduzir as dimensões da próstata em 25%, mas eventualmente causam diminuição da libido, disfunção erétil e ginecomastia;
3) Antimuscarínicos, que reduzem a hiperatividade da bexiga, mas podem deixar a boca seca e os olhos secos e prender o intestino;

4) Tadalafila, um inibidor da 5-fosfodiesterase usado amplamente no tratamento da disfunção erétil, na dose de 2,5 a 5 mg/dia relaxa a musculatura vesical e reduz a velocidade de crescimento da próstata, mas pode causar dor de cabeça, dores lombares, rubor facial e congestão nasal.

Se os medicamentos não surtirem efeito, pode-se cogitar o procedimento cirúrgico. Uma das opções é a cirurgia realizada através da uretra, com um cistoscópio dotado de pequenas garras que abrem “um túnel” na próstata para facilitar a passagem da urina. Pode-se optar também pelo uso de laser.

Recomendações para identificar a hiperplasia de próstata

A partir dos 50 anos de idade é recomendado que os homens consultem o urologista uma vez por ano pelo menos;
Quem tem pai ou irmão com hiperplasia apresenta três vezes maior possibilidade de desenvolver o problema. Vale mencionar o histórico familiar na consulta.

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE HIPERPLASIA DE PRÓSTATA

Hiperplasia de próstata é o mesmo que câncer?

Não. A hiperplasia é uma lesão benigna e não evolui para câncer.

Hiperplasia de próstata causa disfunção erétil?

A próstata nada tem a ver com a função sexual. Tem a ver com a função reprodutora, ou seja, com a capacidade de o homem ter filhos. O nervo da ereção que passa ao lado da próstata raramente é afetado.

Fonte: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/hiperplasia-de-prostata/