encapsulate-3285279_1920

O chá verde em cápsulas pode causar problemas de saúde graves, e seus benefícios não foram comprovados pela ciência baseada em evidências.

A busca pela saúde perfeita é um comportamento bastante comum atualmente. Assim, o uso de suplementos alimentares que supostamente oferecem benefícios à saúde tem sido cada vez mais difundido. Mas será que esses suplementos, além dos benefícios prometidos, também poderiam comprometer a saúde dos consumidores?

Uma reportagem recente afirmou que um americano teve uma grave lesão no fígado decorrente do consumo de suplementos à base de chá verde. Será que isso pode mesmo acontecer? A DROPS checou.

QUEM DISSE? O site Bem Estar¹, Treino Feminino², Viver Bem – Saúde e bem estar³, Rede Jornal Contábil⁴, GoOutside5 entre outros.

QUANDO DISSE? 25/10/2018

O QUE DISSE? “Aos 50 anos, Jim McCants tomava cápsulas de chá verde para se manter saudável, mas acabou com uma grave lesão hepática.”

CHECAGEM: VERDADEIRO

CONTEXTO

O consumo de chá verde foi amplamente difundido nos últimos anos devido à divulgação de suas possíveis propriedades benéficas, entre elas o controle da obesidade e de doenças como diabetes, problemas cardiovasculares, câncer e doenças neurodegenerativas. No entanto, esses efeitos nunca tiveram comprovação científica.

Na busca por mais saúde, consumidores da substância passaram a ingeri-la não só por meio de infusões, mas também através de suplementos feitos com a planta, nos quais a concentração dos compostos ativos é muitas vezes maior.

No dia 25 de outubro de 2018 o site do programa Bem Estar1 divulgou o relato do caso de um americano de 50 anos que após consumir extrato de chá verde por 3 meses teria desenvolvido danos muito graves no fígado. Será que isso seria mesmo possível?

O QUE DIZ A CIÊNCIA

O uso do chá verde tem sido associado a muitos benefícios à saúde, como prevenção de câncer, obesidade, diabetes e doenças neurodegenerativas⁶, e seu consumo é cada vez mais comum. As formas de consumo são a infusão das folhas (Camellia sinensis) e também as cápsulas de extrato de chá verde. As cápsulas trazem concentrações muito mais elevadas do princípio ativo do chá, e seu registro não é permitido7 pela Anvisa⁸, o que torna a sua venda proibida no Brasil.9

Segundo um estudo publicado pela European Food Safety Authority (EFSA), organismo europeu que fornece informações sobre segurança alimentar para a Comissão Europeia, o consumo de infusão de chá verde é seguro para o ser humano desde que respeitado o limite máximo diário de 800mg. O consumo de doses superiores a 800mg pode induzir um aumento significativo de transaminases séricas e causar dano hepático¹⁰.

Também segundo os especialistas que participaram desse estudo, a ciência ainda não esclareceu totalmente o mecanismo de toxicidade da substância¹¹,mas sabe-se que a EGCG, presente no composto, é uma catequina tóxica para as células do fígado.

CHECAGEM

Apesar da notícia surpreender os adeptos de “suplementos alimentares naturais”, DROPS checou e confirmou que o chá verde em grandes dosagens possui efetivamente potencial para causar danos no fígado, informação que já foi amplamente investigada e relatada por cientistas, tanto no Brasil como em outros países.

Portanto, com base na ciência, classificamos como VERDADEIRA a afirmação de que a exposição diária ao extrato de chá verde altamente concentrado, por um período de 3 meses, pode estar associada à falência do fígado, como relatado na matéria do site “Bem Estar”.

REFERÊNCIAS

¹ https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2018/10/25/como-um-suplemento-alimentar-me-colocou-na-fila-do-transplante-de-figado.ghtml

² https://www.treino-feminino.com/perigos-de-consumir-extrato-de-cha-verde/

³ https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/saude-e-bem-estar/capsulas-de-cha-verde-levam-transplante-figado/

⁴ https://www.jornalcontabil.com.br/saude-suplemento-alimentar-de-cha-verde-me-colocou-na-fila-do-transplante/#.XAG7FVRKjIV

⁵ http://gooutside.com.br/suplemento-de-cha-verde-arruinou-figado/

⁶ https://efsa.onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.2903/j.efsa.2018.5239

⁷ http://portal.anvisa.gov.br/documents/10181/3388061/CP_328_2017.pdf/393f9dde-5546-4093-bf32-1f11a9057048

⁸ http://portal.anvisa.gov.br/documents/3845226/0/An%C3%A1lise+contribui%C3%A7%C3%B5es_Ciclo+Discuss%C3%A3o_Suplementos+Alimentares_04042018.pdf/96be0b1b-b51e-42c4-a922-1ca65c5cef03?version=1.0

⁹ http://www.brasil.gov.br/noticias/saude/2016/12/anvisa-proibe-venda-de-cha-em-capsulas-no-pais

¹⁰ https://livertox.nih.gov/GreenTea.htm

¹¹ https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25975988

Sobre o autor:
Drops é a primeira plataforma brasileira dedicada exclusivamente a checar o grau de veracidade de notícias sobre saúde veiculadas na imprensa e nas redes sociais, baseados no fact checking e na busca por evidências científicas em publicações indexadas e instituições de referência. Visite: dropslab.org

Fonte: https:https://drauziovarella.uol.com.br/checagens/cha-verde-em-capsulas-pode-causar-lesoes-graves-no-figado-checagem/

Deixe um comentário:

*

Seu endereço de email não será publicado

Copyright . Clinicordis . Todos os Direitos Reservados.