Paper cut of cardiogram of heart rhythm for Valentines Day

Teste ergométrico: Durante o exercício, ocorre o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial. No teste ergométrico a quantidade de exercício é pré-determinada, com aumento gradual da velocidade e da inclinação. Com isso, podemos medir a pressão, avaliar o eletrocardiograma e a duração do esforço. Podemos avaliar o comportamento da pressão, em casos de suspeita de hipertensão arterial; avaliar a ocorrência de arritmias; e avaliar, de maneira indireta, a circulação para do coração. E, por ser um aumento padronizado, podemos avaliar o impacto de vários tratamentos (de pressão, de circulação, de arritmias, ou mesmo um programa de treinamento físico) na evolução de cada paciente com o passar do tempo.

Ecocardiograma com Doppler: É um exame de ultrassom do coração. Avalia, entre outras coisas, o funcionamento global do coração, o funcionamento das válvulas do coração, e a presença de problemas congênitos do coração. É ideal na investigação do sopro cardíaco. Por não ser invasivo, pode ser repetido após tratamentos para avaliar o resultado obtido.

MAPA: O exame avalia o comportamento da pressão arterial durante as atividades diárias da pessoa. É praticamente o único exame que consegue avaliar a pressão durante o sono (nessa fase geralmente ocorre queda da pressão, e a sua ausência pode indicar problemas). Pode ser usado no diagnóstico de hipertensão, por descartar o efeito do “avental branco”, situação em que a pressão da pessoa fica alta apenas quando medida pelo médico. Nessa situação, se for prescrito uma medicação, pode haver queda anormal da pressão. O exame pode, nesses casos, ajudar no diagnóstico e no tratamento. Além disso, o exame pode ser repetido, permitindo a avaliação do tratamento instituído.

Holter: É o registro contínuo do eletrocardiograma nas 24h. É útil na avaliação de arritmias, mesmo que a pessoa não sinta nada. Pode, também, ajudar no diagnóstico de problemas circulatórios do coração, uma vez que muitas vezes esses problemas modificam o eletrocardiograma. Pode esclarecer sintomas possivelmente relacionados a arritmias ou problemas circulatórios, uma vez que a pessoa preenche um diário, contando atividades e possíveis sensações durante o exame. Finalmente, pode ser repetido para avaliar a resposta aos tratamentos instituídos.

Copyright . Clinicordis . Todos os Direitos Reservados.